Sunday, December 10, 2006

O palco

O estádio Nacional de Tóquio, ou Tokyo Kasumigaoka National Stadium (Kokuritsu Kyogijo) , foi inaugurado em 1958 para os jogos asiáticos daquele ano. Foi sede ainda das Olimpíadas de 1964 , da Universiade de 1967 e do Mundial de Atletismo de 1971.

A partir de Fevereiro de 1981, passou a ser a sede do Mundial interclubes, o primeiro jogo, valendo o título mundial de 1980 foi disputado entre Nacional do uruguay e Nottingham Forest da inglaterra. Junto com essa, foram 22 ediçoes no mundial neste estádio, incluindo a "final branca" de 1987, entre porto e penãrol, com o gramado tendo em alguns pontos 20cm de neve. Em 2002 a competição passou a ser disputada em Yokohama
O Estádio tem capacidade para 60,057 pessoas, e tem uma área total de 33,716 metros quadrados. Localizado numa área central de Tóquio o estádio é servido por 3 linhas de metro e 2 estações de trem subterrâneo

Sábado, meio-dia, faltando 24 horas para o início da decisão, a delegação gremista desembarcou no local da partida para o reconhecimento do gramado. O mesmo seria feito pela equipe do Hamburgo horas depois.

O gramado queimado pela neve do rigoroso inverno japonês deixou uma má impressão, mas que foi prontamente desfeita quando os atletas começaram a fazer a bola rolar. Apesar de duro, amarelado e desgastado pelo frio, o piso mantinha a qualidade para a prática de um bom futebol. Os jogadores acabaram optando pelo uso de travas de borracha nas chuteiras. Agora só restava ao Grêmio esperar as últimas horas antes da maior decisão de sua história. (gremio.net)

No comments: